sábado, 21 de março de 2015

Salvem a Água! - "Água, Fonte de Vida: Preservar Para não faltar!"


A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) abre novas discussões sobre a água, com o objetivo de garantir a preservação da mesma no planeta.

Essa reunião acontece no dia 22 de março, desde 1992, motivo pelo qual foi instituído como o dia mundial da água. Desses encontros surgiu a Declaração Universal dos Direitos da Água, a fim de mostrar ao mundo sua importância e a necessidade em ser preservada, para que não acabe a vida no planeta.

A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre, aparecendo sob a forma de lagos, rios, mares e oceanos.

Boa parte do corpo humano também é constituída de água e, para mantê-lo em perfeito funcionamento, devemos manter um bom consumo da mesma, para cuidar da hidratação do corpo.

Mas não é somente para o homem que a água é importante. Ela também é fundamental para a vida animal e vegetal, pois todos os seres vivos necessitam dela para sobreviver.
A água é uma molécula formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e sua composição química é H2O.

Pode aparecer em três estados físicos: sólida (gelo), líquida ou gasosa (vapor da panela), dependendo da temperatura em que se encontra. O gelo é formado quando a água está na temperatura de 0°C. Já o vapor, quando a mesma atinge uma temperatura de 100°C.

O aquecimento da água varia dependendo da região, pois a altitude e a pressão atmosférica influenciam a retenção de calor. Em Brasília a água ferve a 99°C, porque a altitude é maior. 

Mas em regiões muito quentes, o tempo de fervura pode acontecer mais rápido porque a água já sai da torneira com determinado calor.

A água do planeta evapora e sobe como gás, igual o vapor de uma panela quente. Quando esse vapor encontra com uma camada mais fria, condensa a água existente no mesmo, transformando-a em chuva. Ao cair, a chuva é absorvida pelos lençóis freáticos da terra, voltando para os rios, lagos e mares. Esse processo é chamado de ciclo da água, que ocorre de forma natural.

Um problema grave que o mundo vem sofrendo é a ameaça da extinção da água do planeta. O homem tem destruído a natureza em diversos aspectos, comprometendo a manutenção desse bem natural. Com isso, as gerações futuras correm o risco de passar sérios problemas, devido à escassez de água no mundo.

Para colaborar com a economia de água devemos ter consciência ao utilizá-la. Ao escovar os dentes, evite deixar a torneira aberta; não tome banhos demorados; não lave louça com a torneira aberta; não limpe as calçadas tirando as sujeiras com água (o melhor é varrer primeiro); junte roupas para lavá-las em quantidade maior; não faça a barba com a torneira aberta; etc.

Observe os hábitos das pessoas que moram com você, ensinando-as sobre as formas corretas de utilizar a água, para não desperdiçá-la. Se cada um der a sua colaboração, conseguiremos manter a água no planeta e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário