sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Grupo de teatro de São Roque ganha prêmios em mais um festival estudantil



No dia 28 de setembro, o grupo de teatro “Casca Grossa”, da Emef Barão de Piratininga, dirigido pela atriz, diretora e arte-educadora Amanda Sobral, participou de mais um festival, a 4º edição do Festival de Teatro Estudantil de São Caetano do Sul. O espetáculo “Raízes” abriu o festival que contou com 16 apresentações de diversos grupos de São Paulo, Sorocaba, Piracicaba, Rio de Janeiro entre outras localidades.

Após a apresentação, houve um debate com os jurados que elogiaram a dinâmica da peça e expressividade dos alunos. Neste momento, o grupo pôde expor o processo de criação do espetáculo que foi baseado em improvisações, e tinham como tema histórias de família.

No sábado, 04 de outubro foram entregues na cerimônia de encerramento, prêmios para os destaques. O grupo foi contemplado com “destaque de direção” para Amanda e “elenco interpretação”. Todos ficaram satisfeitos e orgulhosos com a análise dos especialistas em teatro: “O grupo de São Roque trouxe a terra vermelha, o cheiro de mato e o gosto de memórias para São Caetano. Raízes abriu o festival com chave de ouro. O trabalho nos faz ter a certeza de que valem a pena os esforços para manter um festival que abre espaço para o teatro produzido nas escolas. Destacamos a direção e orientação poética (e também precisa) de Amanda Sobral. O foco no jogo como procedimento processual dá autonomia e liberdade de criação ao elenco, o que pôde ser percebido na apresentação. Além disso, a diretora mostrou-se muito hábil ao construir um desenho de cena que valoriza o jogo, a relação com a plateia e que potencializa a força da coletividade. A encenação sofisticada e tecnicamente precisa nos permitiu apreciar a intensa simplicidade das histórias. O grupo é comprometido, presente e adora estar em cena. Transita com competência e força pela comédia, pelo lirismo e pelo drama cotidiano, das pequenas coisas da vida. Fomos, como espectadores, do riso à emoção. Foi uma noite especial, agradável, em que a força do teatro se fez presente. Conhecemos um grupo que deve ser apoiado e ter condições de prosseguir com sua pesquisa. Assistimos a um espetáculo que merece ser apresentado, inúmeras outras vezes. Que a terra de São Roque seja espalhada por muitos outros lugares” - Crítica feita por Sonia Machado de Azevedo e Sérgio de Azevedo,

São Roque será representado em mais festivais pelo Grupo Casca Grossa, como o Fetesp – Festival de teatro estudantil do Estado de São Paulo do Conservatório de Tatuí e o Feto – Festival de teatro estudantil nacional de Belo Horizonte. Além das apresentações para o público são-roquense, na quinta edição do Festival de teatro estudantil Vasco Barioni, realizado pela prefeitura por meio do departamento de Educação, e o Sarau, que será de realização do departamento de Cultura e Turismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário